quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Que é Ser Escuteiro...?

Um Ideal – O Escutismo: um Movimento Fiel, Útil e Moderno

“O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço.”

Escutismo…

...um Estilo de VidaO Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: a Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
Trabalham em grupos pequenos, através do Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função numa “micro-sociedade” onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as capacidades do grupo e a responsabilidade individual.
São estimulados programas de actividades progressivas baseadas nos interesses dos jovens. Actividades que envolvem o contacto com a natureza, um rico ambiente de aprendizagem onde a simplicidade, a criatividade e o descobrimento estão aliados para proporcionar aventura e desafio.

Escutismo…

...um Movimento de Educação Não – Formal O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.

Finalidades Educativas do Escutismo

O Desenvolvimento do CarácterSer capaz de escolhas autónomas e responsáveis; de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da CriatividadeAprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos OutrosRespeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento FísicoTornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia com ele.
O Desenvolvimento do Sentido de DeusReconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.


Corpo Nacional de Escutas


O que somosO Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português é uma associação de juventude que tem por fim a formação integral dos jovens de ambos os sexos, através da aplicação do método educativo do Escutismo. O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.Fundado em 27 de Maio de 1923, o CNE é a maior organização portuguesa de juventude, com cerca de 70.000 associados, dos quais 43% femininos e 57% masculinos.

Organização

Os associados do CNE repartem-se por mais de 1000 agrupamentos locais, apoiados por estruturas regionais de animação, coordenação e formação em todos os distritos e regiões autónomas. Em localidades próximas do mar, rios ou lagos navegáveis, funcionam agrupamentos de escuteiros marítimos, com especificidades próprias e actividades bem ao sabor da tradição marítima portuguesa.Mais de 10.000 animadores adultos consagram-lhe o seu tempo livre, em regime de voluntariado, em tarefas de animação educativa e de gestão; destes, cerca de 50% têm menos de 30 anos e cerca de 60% menos de 35 anos.O órgão máximo é o Conselho Nacional, sendo a Junta Central o executivo nacional, competindo-lhe assegurar a gestão e a implementação das políticas nacionais e sectoriais do CNE.


CNE: Um Movimento da Igreja Católica


A dimensão espiritual e a formação cristãO CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a Associação.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.



O CNE e o Escutismo Mundial

O CNE filia-se, através da Federação Escutista de Portugal – que engloba o CNE – Corpo Nacional de Escutas e a AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal – na Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), que representa mais de 25 milhões de escuteiros de ambos os sexos espalhados por 216 países e territórios.O CNE filia-se, igualmente, na Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), que agrupa, para fins de intercâmbio, os escuteiros católicos de todo o Mundo.
Juntamente com todas as associações escutistas de todos os países de língua oficial portuguesa, o CNE é membro da CEL – Comunidade do Escutismo Lusófono, que visa a criação de um espaço e de ocasiões de diálogo internacional, no âmbito do Escutismo, tendo por finalidade última contribuir para o aprofundamento das relações entre os povos e os países que representam.

“O vosso desenvolvimento progressivo é o mais rápido da Europa, e mesmo do mundo, segundo o meu conhecimento. Se todos os escuteiros do planeta pudessem fazer como vocês, seríamos mais de 50 milhões no ano 2000. O vosso Escutismo é um exemplo graças ao vosso dinamismo e ao vosso entusiasmo. (...) continuem também nesta direcção: ela é boa e mostra o caminho aos outros.”

Jacques Moreillon, Secretário - Geral da OMME dirigindo-se àdelegação escutista portuguesa no Eurofolk’ 89, composta por 200 jovens do CNE


A Promessa é o Compromisso Pessoal para ser Escuteiro


Os Princípios do Movimento EscutistaEm todo o Mundo, os escuteiros baseiam-se nos seguintes Princípios:

*Dever para com Deus. A lealdade a princípios espirituais, a fidelidade à Religião que exprime esses princípios e a aceitação dos deveres que dela decorrem.
*Dever para com os outros. A lealdade para com o seu País, na perspectiva da promoção da Paz, da compreensão e da cooperação a nível local, nacional e internacional. A participação no desenvolvimento da sociedade, no respeito da dignidade humana e da integridade da natureza.
*Dever para consigo mesmo. A responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento

Isto é ser escuteiro.

Sem comentários: